sábado, 6 de maio de 2017

Tachibana Ukyo


Senhoras. Senhores...

Olá; bom dia, tarde, noite, a depender da hora que estejas lendo...

Por nesses últimos dias termos estudado e observado o estilo artístico conhecido como Ukyo-E, lógico que o nome desse personagem despertou o nosso interesse.

Nós nos lançamos em curta, e insignificante, pesquisa. Quer ver os resultados?

Então senhoras...
Sem horas...
Sem oras...
...

Sem delongas acabamos por descobrir que Ukyo Tachibana é um personagem espadachim introduzido no primeiro, e desenvolvido em edições seguintes do jogo “Samurai Shodown”.

Apesar de ser forte, mas muito mais forte na segunda edição do jogo, é na primeira edição que ele tem papel especial: é arqui-rival do personagem principal, Haomaru, homem que ele quer derrotar, e, pasmem; ficar com a mulher; Oshizu.

Ukyo é o maior gostosão, com comemorações com mulheres aos montes perseguindo-o... Pois é... A (des)grama do vizinho é sempre mais verde, melhor...

E as curiosidades entre Ukyo e Haomaru não param por aí.
O homenageado da vez foi criado para o jogo, tendo como base um samurai que realmente existiu: Sasaki Kojiro, conhecido por ser o mais poderoso rival de, ninguém menos que, Miyamoto Musashi, o maior – nunca derrotado – guerreiro samurai da história.

Então vai uma pergunta oportuna: advinha só quem foi criado baseado em Musashi? Acertou quem respondeu Haomaru.
Aeeeeeeeeeeee!

Nossa! Essa difícil hein? Humm...
Rsrs...

Sigamos...
Em sua jornada, na busca de seu grande momento – a grande luta contra Haomaru – Ukyo vive cada instante como se fosse o último. Isso se dá também pelo fato de o guerreiro estar visivelmente afetado pela tuberculose.

Aproveitamos o gancho para dizer que viver cada momento é a regra mais básica do Ukyo-E. Viu como personagens bons não são batizados a esmo?

A grande espera pela luta contra Haomaru também faz parte. Nada é em vão no Japão: Musashi, no dia da grande luta contra Kojiro, atrasou, propositadamente, por duas horas, o que irritou muito Kojiro, que se sentiu desrespeitado.

Nesse dia, Musashi narra em seu livro que Kojiro acreditou estar lutando duas horas atrasado.

Mas ele não: Musashi entrou na luta desde que esculpia sua espada em forma de remo, ainda dentro do barco; pirraçando seu desafiante. Desta forma, narra, estava no combate duas horas adiante. Atrasou e adiantou...

Outra coisa, real e interessante: Musashi sabia que ia ter de lidar com um adversário perigosíssimo, portador de uma espada enorme, e de uma habilidade ímpar (Kojiro tornou-se super famoso, pois era capaz de cortar uma andorinha em pleno vôo, e veloz; era o que diziam as línguas). Daí a estrategia psicológica.

Quem joga Samurai Shodown II sabe: a espada de Ukyo é do tamanho da desgraça! E nem parece. Claro, esta ilusão de ótica também faz parte do truque dos usuários de IaiJutsu.

IaiJutsu: técnica de luta que o espadachim mantém a espada embainhada, tirando-a somente para golpear seu adversário. Notar o tamanho da espada é quase impossível, se bem usada co idas e vindas corporais.

Diziam as más línguas que Kojiro retirava a espada da aba para aplicar, em seus adversários, somente um golpe. Feito isso, a espada era novamente embainhada; para ser retirada, somente, para mais um, novo, e único, golpe... Lindo... Lindo...

O local de luta é numa ilha, em homenagem ao local onde duelou contra Musashi. Não a toa, Ukyo e Haomaru lutam no mesmo local, com a diferença de que este luta pela tarde, e aquele, pela noite, como já foi dito.

O fato de o som ambiente da maré rasa, no caso de Ukyo; e brava pela tarde, no caso de Haomaru, foi uma sacada de gênio.

Outra coisa que vale a pena salientar: lá, ao fundo do cenário, temos uma Montana parecida, não mais não menos que com o que o que o quê? O Monte Fuji. Isso aí; exatamente...

Fica então a dica, e a relação que essa seqüência de postagens nos fez fazer...

Acaba aqui, a serie “Oriente-se” de maio.

Oriente-se;

Seja na pintura; nos quadrinhos; na literatura, ou nos games: o importante é se orientar...

Falou queridos;

Sem criatividade pa-criar uma palhaçada final e terminar deixando meu visitante com um sorriso no rosto.

Dessa vez vai de qualquer jeito mesmo...

Até a próxima;

Bye...

Atenciosamente;

Emerson.

Ah: já ia esquecendo: íamos até fazer uma postagem sobre Haomaru amanhã, e postaríamos pela tarde. Tudo só para dizer que postamos de Ukyo hoje pela noite, e a dele amanhã, pela tarde.

Mas não faremos isso. É que é mais digno e humilde assumir que nós nos atrasamos nessa postagem mesmo...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Olha aí...

Consegui...

Apesar de atrasos propositais irritar seriamente o nosso homenageado da vez; existem coisas que não tem como manipular...

Fila de pão por exemplo...

Foi mal Kojiro

Bye-bye-Baby...

Té-Mais...


Um comentário: